sábado, 24 de janeiro de 2009

às 02:57 Postado por .rene'

Fabricante: Capcom
Gênero: Ação
Ano de lançamento: 1987

E foi aqui que tudo começou! Sim, este é o primeiro jogo do Mega Man (Rock Man no Japão). Existem duas versões sobre o enredo do jogo: a americana e a japonesa. Primeiramente vamos conhecer a versão americana. Dr. Thomas Light e Dr. Albert Wily eram parceiros, e juntos desenvolveram vários robôs para ajudar a humanidade em trabalhos pesados (Guts Man, Cut Man, Elec Man, Ice Man, Bomb Man e Fire Man). Quando o trabalho dos cientistas foi reconhecido pela mídia, apenas Dr. Light recebeu os créditos. Então Dr. Wily ficou furioso, e resolveu roubar todos os robôs, além de um protótipo (Protoman). Após isso, Dr. Light criou dois robôs, chamados Rock e Roll, com a intenção de formar uma família. Mas Dr. Wily reprogramou os robôs que havia roubado, com o objetivo de dominar o mundo através deles. Dr. Light então tomou a difícil decisão de tornar Rock em um robô de batalha, para salvar o mundo dos planos malignos de Dr. Wily. Na versão japonesa da história, Dr. Light e Dr. Wily nunca trabalharam juntos. Certo dia, Dr. Wily simplesmente rouba os robôs de Dr. Light, e resolve reprogramá-los, tentando assim dominar o mundo. Além disso, Rock e Roll já existiam antes mesmo de Dr. Wily roubar os robôs de Dr. Light.

O jogo é de ação, no estilo “corre-e-atira”. Os botões são simples: além dos direcionais para controlar Mega Man, o jogador usará apenas um botão para atirar e outro para pular. Ao começar o jogo, o jogador se depara com uma tela de seleção de fases. Existem seis estágios, e você pode completá-los na ordem que quiser. Cada fase contém inimigos e obstáculos, e ao final delas, Mega Man enfrentará o “Robot Master” daquele estágio. Ao derrotá-lo, Mega Man adquire o poder daquele Robot Master, podendo utilizá-lo até o fim do jogo (por exemplo: ao passar pela fase de Ice Man, e vencê-lo, Mega Man adquire o poder do tiro de gelo, o Ice Slasher). Além do mais, cada Robot Master possui uma fraqueza (exemplo: Fire Man é vulnerável ao tiro de gelo, o Ice Slasher). Então quando o jogador conseguir vencer todos os seis estágios, um novo estágio se abrirá na tela de seleção de fases, que é a fortaleza do Dr. Wily.

Também é importante destacar a trilha sonora do jogo, que é muito boa. Uma curiosidade é que este é o único jogo de toda série Mega Man a não ter oito Robot Masters. Outra curiosidade interessante é em relação à “box art” da versão americana de Mega Man. Essa “box art”, ou seja, o “desenho da capa”, não tem absolutamente nada a ver com o jogo. Nela aparece um homem já adulto, com uma roupa azul e amarela, e o pior de tudo: com uma pistola na mão (confira a imagem no início do post). Foi eleita pelo site GameSpy como a “pior box art de todos os tempos”. Apesar deste detalhe bizarro, Mega Man é, sem dúvidas, um ótimo jogo. Prova disso são as inúmeras seqüências que esta grande série já teve.

VÍDEOS: Confira AQUI um vídeo mostrando o gameplay do jogo!

3 comentários:

  1. Essa box arte é uma baita eim.
    belo post, continua eim fi :D

  1. Mega Man é uma das nostalgias que te faz sentir sensações ótimas da infância. Lembro-me que quando pequeno, na época em que jogava, vivia do SNES (não joguei o de NES) para a TV (ver o desenho) e vice-versa.

    Ótimo post

  1. OBRIGADO POR ESTE CLÁSSICO!!!